fskljdhf hf hdjf hdf hdf dfjhdjhf hfh hh jdhf jhd fhfjdhjdh hfh hfh jdhfjhdf hfh jdhjfh jhdjhffskljdhf hf hdjf hdf hdf dfjhdjhf hfh hh jdhf jhd fhfjdhjdh hfh hfh jdhfjhdf hfh jdhjfh jhdjhffskljdhf hf hdjf hdf hdf dfjhdjhf hfh hh jdhf jhd fhfjdhjdh hfh hfh jdhfjhdf hfh jdhjfh jhdjhffskljdhf hf hdjf hdf hdf dfjhdjhf hfh hh jdhf jhd fhfjdhjdh hfh hfh jdhfjhdf hfh jdhjfh jhdjhffskljdhf hf hdjf hdf hdf dfj

Legislação aprovada pela APQ e sancionada pelos premieres a partir de sua 3ª Legislatura

Medidas Ordinárias despachadas pelo Chefe do Executivo

Alguns dos Decretos Executivos e Ordenações Gloriosas mais importantes em vigor

Decretos Imperiais emitidos pelo Poder Moderador

Sagrada Constituição Imperial, base de todo o Sistema Jurídico de Reunião.

Legislação aprovada pela APQ

LEI 0002.99 - DO BALCÃO DE EMPREGOS: Cria o balcão de empregos, responsabilidade do ministério do trabalho.

LEI 0005.99 - ORGÂNICA DA PGI: Estrutura a procuradoria-geral do império, define critérios de seleção de procuradores e dá outras providências.

LEI 0006.99 - DO DEPARTAMENTO IMPERIAL DE REVISÃO ORTOGRÁFIA: Cria o departamento imperial de revisão, responsável por fazer as traduções e correções adequadas em documentos e atos do poder público.

LEI 0007.99 - DO GUIA OFICIAL DE RECEPÇÃO DE NOVOS CIDADÃOS: Cria o famoso "manual do novato", coloca sob responsabilidade do ministério da integração e dá outras providências.

LEI 0008.99 - DA ATUALIZAÇÃO DE SÍTIOS WWW DO PODER EXECUTIVO: Estabelece a obrigatoriedade do premier acompanhar a atualização dos sítios do poder executivo, define prazos e dá outras providências (REVOGADA EXPRESSAMENTE).

LEI 0002.00 - DA FIDELIDADE PARTIDÁRIA: Determina que qualícatos que desrespeitem a questão fechada sejam desligados do respectivo partido. (REVOGADA PELO REGIMENTO)

LEI 0003.00 - DO DECORO PARLAMENTAR: Trata do decoro parlamentar, define sua aplicação e punições (REVOGADA PELO REGIMENTO).

LEI 0005.00 - DAS CONDECORAÇÕES DA APQ: Cria condecorações especiais a serem conferidas pela assembléia (EMENDADA PELO LORDE PROTETOR).

LEI 0007.00 - DA IMPRENSA: Estabelece crimes de imprensa, direitos e deveres da imprensa e dá outras providências. (REVOGADA EXPRESSAMENTE)

LEI 0008.00 - DOS TRÊS VETOS: Estabelece que ao vetar o mesmo projeto, abre-se votação de moção de desconfiança contra o Premier.

LEI 0010.00 - DO ARQUIVO HISTÓRICO NACIONAL: Cria o arquivo histórico nacional e estabelece atribuições e provimentos.

LEI 0015.00 - DOS ÓRGÃOS DE IMPRENSA: Define o conceito de órgão de imprensa e deveres legais dos mesmos, e dá outras providências. (REVOGADA EXPRESSAMENTE)

LEI 0016.00 - DO CONTROLE MONETÁRIO: Estabelece a obrigatoriedade do ministério do tesouro prestar contas mensalmente, sob pena de crime de responsabilidade.

LEI 0017.00 - DO TRIBUNAL MILITAR: Cria o tribunal militar, órgão especial da justiça militar e define sua competência e abrangência. (REVOGADA EXPRESSAMENTE)

LEI 0018.00 - DA QUEBRA DE SIGILO NA APQ: Determina critérios para quebra de sigilo em votações na APQ (REVOGADA PELO REGIMENTO).

LEI 0020.00 - ELEITORAL: Complementar ao Decreto Imperial 0050-98. Institui o voto em legenda, determina a distribuição de vagas e dá outras providências complementares na área eleitoral.

LEI 0035.00 - DO CASAMENTO CIVIL: Institui o casamento civil, seus efeitos legais e procedimentos a serem tomados, assim como define condições do final do matrimônio.

LEI 0036.00 - DOS CONSULADOS: Autoriza capitanias a estabelecerem consulados estrangeiros e define critérios a serem seguidos.

LEI 0037.00 - DAS PENALIDADES AO DESCUMPRIMENTO DE SENTENÇA: Estabelece punições a desrespeito de sentença (REVOGADA).

LEI 0040.00 - DO DIVÓRCIO: Institui o divórcio, estabelece condições de aplicabilidade e procedimentos legais.

LEI 0041.00 - DA REVOGAÇÃO DAS IMUNIDADES ESPECIAIS DE EX-PREMIERES: Põe fim às imunidades de ex-premieres, revogando decreto executivo 002-98.

LEI 0042.00 - DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS: Proíbe associações entre empresas nacionais a empresas do estrangeiro que não seja de status A ou B da diplomacia reuniã.

LEI 0044.00 - DO DIREITO DE REPRESENTAÇÃO EM CRIMES DE ABUSO DE AUTORIDADE: Lei complementar ao decreto imperial 0013-97, define crimes de abuso de poder, estabelece penas e o processo legal.

LEI 0045.00 - Da Organização e Funções dos Ministérios (REVOGADA).

LEI 0046.00 - COMPLEMENTAR DO SIGILO: Complementar a disposição da Sagrada Constituição, define crimes de sigilo, condições especiais e as penas aplicáveis.

LEI 0049.00 - DOS SÍTIOS OFICIAIS DOS MINISTÉRIOS: Determina a obrigatoriedade da atualização dos sítios oficiais do Poder Executivo, define responsabilidades e deveres dos ministros e dá outras providências.

LEI 0052.00 - DOS CRIMES CONTRA HONRA: Define crimes de difamação, injúria e calúnia e estabelece penas admissíveis.

LEI 0053.00 - DA SECRETARIA DE IMPRENSA: Institui a secretaria de imprensa, adjuncada ao ministério da educação, cultura e desporto; e estabelece atribuições. (EMENDADA)

LEI 0054.00 - DA JUSTIÇA MILITAR: Institui a justiça militar, define crimes militares, processo militar, cria o tribunal militar, define sua competência e formação e dá outras providências.

LEI 0055.00 - DA REGULAMENTAÇÃO DE ACESSO AOS MEIOS PÚBLICOS: Institui procedimentos de segurança à manutenção de senhas, define crimes contra a segurança nacional e dá outras providências.

LEI 0056.00 - DA AGI: Cria a agência governamental de investigações, coloca sob subordinação da PGI, define atribuições e estrutura a instituição, e dá outras providências.

LEI 0057.00 - DO CNO: Define atribuições e procedimentos administrativos do Cartório de Notas e Ofício, subordina-o ao ministério da infraestrutura e define sua estrutura interna.

LEI 0058.00 - DA REGULAMENTAÇÃO DE EMPRESAS: Estabelece critérios de fundação de empresas, procedimentos legais frente ao ministério da infraestrutura, define crimes comerciais, penas admissíveis e dá outras providências.

LEI 0061.00 - DAS SUSPENSÕES DO CHANDON: Divide as suspensões em quatro categorias, define critérios de aplicação, abrangência e institui mandados de suspensão preventiva e temporária. Estabelece procedimentos do ministério do interior e dá outras providências.

LEI 0062.00 - DO HABEAS CORPUS: Institui o habeas corpus, direito do cidadão quando injustamente suspenso ou moderado, definindo critérios de aplicabilidade e abrangência.

LEI 0063.00 - LEI PENAL MILITAR: Define mais de 10 crimes militares e penas admissíveis.

LEI 0064.00 - ORGÂNICA DAS FORÇAS ARMADAS IMPERIAIS: Estrutura internamente as forças armadas imperiais e o ministério da defesa, define competências, condições de emprego e treinamento, cria o Estado-Maior das Forças Armadas Imperiais, define suas atribuições e dá outras providências na área militar.

LEI 0065.00 - DAS FORÇAS ARMADAS AUXILIARES: Regulamenta a criação e uso das forças armadas capitaniais, define atribuições e institui o Alvará Militar e dá outras providências na área militar.

LEI 0066.00 - DOS CRIMES CONTRA A JUSTIÇA: Lei penal que define mais de 10 novos crimes contra a administração da justiça e do judiciário e define penas admissíveis (EMENDADA POR LEI DO ECIE).

LEI 0067.00 - DA EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE: Estabelece condições em que a pena não mais se aplica, regula indultos e arquivamento de processos e define critérios e prazos para prescrição de todos os crimes.

LEI 0068.00 - DA IMPRENSA: Institui os direitos da imprensa, define órgãos de imprensa e liberdades da imprensa, determina penas admissíveis para crimes de imprensa e normas processuais para este caso específico, e dá outras providências.

LEI 0069.00 - DA REGULAMENTAÇÃO DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE DE REUNIÃO: Institui o reconhecimento obrigatório dos cursos da UR pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto.

LEI 0071.00 - DO MINISTÉRIO DO INTERIOR: Define procedimentos legais, prerrogativas, instrumentos especiais e define o regime especial de funcionamento do ministério e dá outras providências. Complementar ao decreto imperial 012-97.

LEI 0072.00 - DO INFORME IMPERIAL: Institui o informe imperial, periódico informativo do poder executivo com função de servir de diário dos atos públicos do Império. (Revogada pela Lei 76)

LEI 0074.01 - DAS ARMAS IMPERIAIS: Define e explica as atribuições de cada uma das 3 armas das forças armadas imperiais: armada, exército e força aérea. Concede prerrogativa de moderação ao comando do exército, cria o corpo de fuzileiros navais e dá outras providências na área militar.

LEI 0075.01 - DA IDENTIDADE DIGITAL: Estabelece crimes contra a identidade digital, define alguns termos técnicos e determina penas admissíveis e agravantes.

LEI 0076.01 - COMPLEMENTAR A LEI 72: Subordina o Informe Imperial à secretaria de imprensa e dá outras providências tendo em vista a ativação do mesmo. (Revogada pela Lei 83)

LEI 0077.01 - COMPLEMENTAR A LEI 45: Amplia as atribuições do ministério da infraestrutura, transfere a secretaria de imprensa do ministério da educação, cultura e desporto ao da infraestrutura e cria mais duas secretarias: Assuntos para Internet e Assuntos Administrativos de Comunicação (Revogada pela Lei 85).

LEI 0078.02 - DA IMIGRAÇÃO: Dispõe sobre os procedimentos para a imigração.

LEI 0079.02 - DA REFORMA ADMINISTRATIVA: Dispõe sobre a organização e criação de Ministérios, bem como suas competências. (Revogada pela lei 85)

LEI 0080.02 - DO CONTROLE JUDICIÁRIO DA CONSTITUCIONALIDADE: Dispõe sobre o controle constitucionalidade dos atos normativos e regulamenta a propositura de ARINs.

LEI 0081.02 - DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: Regulamenta a criação de ONGs em Reunião.

LEI 0082.02 - DA CRIAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO IMPERIAL DOS ADVOGADOS: Cria a CIA, em substituição da OAR, estabelecendo direitos e deveres dos advogados. (Redação atual por OG de 20.09.04)

LEI 0083.02 - DA TRANSPARÊNCIA NORMATIVA: Cria a Imprensa Oficial e institui a obrigatoriedade da publicação para a vigoração.

LEI 0084.02 - ELEITORAL (REVOGADA POR DECISÃO JUDICIAL DE 08.06.04).

LEI 0085.04 - DOS MINISTÉRIOS: Estabelece quais são os ministérios que compõem o Gabinete do Premier e suas funções. (REVOGADA PELA LEI 97)

LEI 0086.05 - DO NOVO CCC: Dispõe sobre o novo Código de Comportamento no C.H.A.N.D.O.N e aplica as penas para sua infração.

LEI 0087.05 - Regulamentação da Universidade de Reunião e seus cursos.

LEI 0088.05 - Lei de Proteção de Correspondência Eletrônica

LEI 0089.05 - Altera o CCC

LEI 0090.05 - Do Futebol Virtual

LEI 0091.05 - Do Turismo

LEI 0092.05 - Da LRF

LEI 0093.05 - Do Estatuto da Cidadania

LEI 0094.05 - Alteração na lei 0071-00

LEI 0095.05 - Alteração na lei 0061-00

LEI 0096.05 - Alteração na lei 0083-00

LEI 0097.05 - Lei Dos Ministérios e Órgãos Específicos: Estabelece quais são os ministérios que compõem o Gabinete do Premier e suas funções.

LEI 0098.05 - Regulamenta os direitos de família e sucessão dentro do Império.

LEI 0099.06 - Altera a Lei nº 86, de 22 de março de 2005 - C.C.C.

LEI 0100.06 - Instituí o novo Regimento Interno da Assembléia Popular de Qualícatos.


Decretos Executivos mais importantes em vigor

DE 001.00 - ATUALIZAÇÃO DA SAGRADA: confere ao Egrégio Conselho Imperial de Estado a obrigatoriedade de atualizar a Sagrada Constituição SEMPRE que uma emenda for sancionada por Sua Majestade Imperial.

DE 009.00 - ALVARÁS A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS regulamenta a concessão de alvarás a Instituições Financeiras e dá outras providências (REVOGADO POR LEI DA APQ).

DE 010.00 - DENÚNCIAS DA PGI: Estabelece que o juiz tem liberdade para modificar a pena cominada no processo.

DE 011.00 - VALIDADE DE ATOS PÚBLICOS: determina a disposicao na lista pública oficial nacional todo ato administrativo, edital público e quaisquer outras determinações de validade e eficácia jurídica tomados por autoridades de qualquer nível do Sacro Império de Reunião.

DE 012.00 - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: define atribuições e responsabilidades do ministério da justiça, institui a corregedoria imperial do poder executivo e dá outras providências (REVOGADO POR LEI DA APQ).

DE 013.00 - NEGÓCIOS E CONTRATOS: Regulamenta registros e validades dos Negócios Jurídicos e dá outras providências.

DE 014.00 - MÁ FÉ INTENCIONAL: Rege processo por Má Fé Intencional.


Ordenações Gloriosas mais importantes em vigor

OG 20-09-99-1 - NÃO-ELEGIBILIDADE: determina a não-elegibilidade do Superintendente da ARN (REVOGADA EXPRESSAMENTE).

OG 27-09-99-2 - FUNÇÕES DA PRESIDÊNCIA DO ECIE: regula a atuação do presidente da casa no que concerne ao acompanhamento dos demais conselheiros (REVOGADA POR REGIMENTO DO ECIE).

OG 18-10-99 - DIA DA BATATA: institui o Dia da Batata e o Prêmio Batata de Prata.

OG 24-10-99 - COMPLEMENTAR PENAL: Determina a triplicação da penalidade por palavras chulas em casos específicos.

OG 25-10-99-1 - PAUTA DO ECIE: Cria limite mínimo de projetos no ECIE tal que haja novas sessões da casa (REVOGADA PELO REGIMENTO DO ECIE).

OG 25-10-99-2 - FIM DA ANGLOFONIA: Determina bloqueio dos formulários de anglófonos no Ministério de Imigração e Turismo, pondo fim à anglofonia em Reunião, e dá outras providências.

OG 25-10-99-3 - GUARDA IMPERIAL: Subordina a Guarda Imperial ao Poder Moderador, retirando-a das forças armadas imperiais e do ministério da defesa.

OG 06-11-99 - FIM DA AGÊNCIA SECRETA DA GUARDA: Unifica a Quaex com a Agência Secreta da Guarda Imperial, ambas subordinadas diretamente ao Gabinete do Lorde Protetor.

OG 27-11-99 - ADMINISTRATIVA: nomeações simultâneas de SAI Rafael Perszel como Lorde Protetor e de SSMI Roberta de Castro como Desembargadora Imperial.

OG 14-12-99 - FIM DAS CHANCELARIAS CAPITANIAIS: Determina o fechamento e a extinção da Chancelaria Straussiana, e proíbe capitanias de desenvolverem relações autônomas com outras nações.

OG 24-12-99 - INDEPENDÊNCIA DA OAR: estabelece a independência da Organização dos Advogados de Reunião (atual CIA) dos demais 4 Poderes Constituídos (REVOGADA).

OG 29-12-99 - INTERVENTIVA NAS CAPITANIAIS: Determina a inclusão do e-mail de SSMI em todas as Listas Capitaniais.

OG 30-12-99 - VICE-PREMIER: Suspende da eficácia do Artigo Constitucional sobre Vice-Premiers, determinando que o cargo seria ocupado pelo segundo lugar nas eleições indiretas (REVOGADA EXPRESSAMENTE).

OG 23-02-00 - SUBORDINAÇÃO DA OAR: Determina a subordinação da Organização dos Advogados de Reunião (atual CIA) ao Poder Executivo, no Ministério de Justiça (REVOGADA POR DECRETO EXECUTIVO 12-00).

OG 25-02-00 - UNIVERSIDADE DE REUNIÃO: subordina a Universidade de Reunião ao Poder Executivo, no Ministério de Cultura e Educação, tirando-a do controle do Poder Moderador.

OG 27-02-00 - EXTINÇÃO DO SERVIÇO SECRETO: Extingue o SSI e concede maiores poderes a Quaex, e institui o direito do Premier e do Ministro da Defesa terem acesso às informações confidenciais e dá outras providências.

OG 23-03-00-1 - SANÇÕES A NAÇÕES QUE ACEITEM REUNIÃOS: Define critérios de aplicação de sanções a países que aceitem cidadãos do Império, e determina as punições.

OG 23-03-00-2 - VETO A MENSAGENS DE SAÍDA: Concede poder de veto ao ministério do interior a mensagens de pedido de retirada de e-mail e saída de Reunião, em Chandon.

OG 27-03-00 - TÍTULOS NOBILIÁRQUICOS: estabelece padrão acerca dos Tratamentos e dos Títulos Nobiliárquicos em Reunião, através de edito do lorde protetor.

OG 30-03-00 - ALVARÁ DE JORNAIS: determina que os jornais e empresas jornalísticas também tenham o CIE regularizado no ministério das comunicações (SEM EFICÁCIA).

OG 20-04-00 - RELIGIÃO OFICIAL: Institui a Religião Oficial de Reunião como sendo o Catolicismo e nomeia Dom Alessandro Carvalho como Arcebispo Imperial.

OG 04-05-00 - DISPENSA DO SERVIÇO MILITAR: Estabelece as classes de reuniãos que receberão dispensa automática do serviço militar obrigatório, após alistamento regulamentar.

OG 25-05-00-1 - INTERVENTIVA DE EXPULSÃO: expulsa Renan Longuinho e dá outras providências.

OG 25-05-00-2: MODERAÇÃO DE E-MAILS GRATUITOS: estabelece a moderação automática de todos e-mails gratuitos pelo ministério do interior e cria o AVEGIC, depois regulamentado pelo Decreto 0060-00.

OG 10-07-00 - HERÁLDICA REUNIÃ: regulamenta a atividade da Heráldica e define crimes de usurpação de brasões e penas admissíveis.

OG 14-07-00 - CAIXA IMPERIAL DE DEPÓSITOS: estabelece que o nome do Banco de Reunião seja Caixa Imperial de Depósitos, inteventivamente.

OG 10-08-00 - REGIMENTO DA CHANCELARIA IMPERIAL: proclama o novo Regimento da Chancelaria Imperial, definindo cargos de vice-chanceler e secretário-geral e dá outras providências.

OG 03-09-00 - ESPECIAL AO COLÉGIO DE HERÁLDICA DE REUNIÃO: permite ao Colégio Reunião de Heráldica a postagem de mensagens oficiais com anexos maiores que o permitido por lei.

OG 04-09-00 - MINISTÉRIO DO INTERIOR: nomeia Duque Leonardo de Duvivier para o Ministério do Interior e cria o cargo de Secretário Imperial de Manutenção de Listas, nomeando o Duque Alcides Ricce titular.

OG 08-09-00 - MUDANÇA DA SEDE DA GUARDA IMPERIAL: Estabelece a transferência da Sede da Guarda Imperial, dá destino a Fortaleza Von Batallion e cria o Museu Histórico Nacional.

OG 14-09-00 - CASAMENTO RELIGIOSO: Em contrapartida ao casamento civil, estabelece normas do casamento religioso e determina que casamentos religiosos realizados pelo Arcebispo Imperial terão validade civil, e respeitarão todas normas da Igreja Católica, e dá outras providências.

OG 16-09-00 - INDULTO A COCHRANE concede perdão a Ricardo Cochrane, traidor do Golpe dos Hipócritas, após plebiscito em sua capitania natal, Stráussia.

OG 18-09-00-1 - PENAL A DESRESPEITO: versa sobre a punição por desrespeito a Actos Normativos do Poder Moderador, e define penas admissíveis.

OG 18-09-00-2 - MENSAGENS BURGAIS: Institui a utilização de siglas para identificar mensagens de cunho estritamente burgal e define penas admissíveis ao descumprimento, na Lista Oficial.

OG 18-09-00-3 - INTERVENTIVA MINISTERIAL: Determina que os ministros devam postar um relatório mensal, em Chandon, sob pena de exoneração (REVOGADA POR PRAZO DE VALIDADE).

OG 18-09-00-4 - TRANSFERÊNCIA DA ARN: transfere a Agência Reuniã de Notícias para a esfera do Poder Moderador, tirando da subordinação ao Executivo e cria a Superintendência da ARN (REVOGADA).

OG 18-09-00-5 - PENAL INTERVENTIVA: Estabelece punição ao desrespeito de autoridades dos Poderes Executivo, Moderador e Judiciário (REVOGADA POR PRAZO DE VALIDADE).

OG 25-09-00 - TRANSFERÊNCIA DO CNO: transfere o Cartório de Notas e Ofício para o Poder Executivo, como autarquia do Ministério da Infra-Estrutura, e dá outras providências.

OG 17-10-00-1 - ÉDITOS A SSMI: aumenta a abrangência dos éditos a SSMI, em reedição.

OG 17-10-00-2 - ORGANIZAÇÃO LEGISLATIVA: determina exclusividade do ECIE em legislar em matérias constitucionais e dá precedência da APQ a legislar em matérias infraconstitucionais, institui que a lei posterior do ECIE não revoga a lei da APQ, em matéria infraconstitucional, e dá outras providências.

OG 18-10-00 - DIREITO ADQUIRIDO DE NOMES: institui que os nomes e sobrenomes já concedidos em ato da inclusão do ministério da imigração são direito adquirido do cidadão.

OG 30-11-00 - GUARDA IMPERIAL: Aumenta o poder de polícia da Guarda Imperial, permitindo que aja sob requerimento extraordinários de qualquer um dos poderes constituídos ou das capitanias regulares.

OG 03-12-00 - ASSINATURA DAS MENSAGENS: Modifica Item relativo a assinatura de mensagens do Código de Conduta no Chandon, e é a lei em vigor que determina todas peculiaridades relativas as formas de assinatura, crimes e penas previstas.

OG 04-12-00-1 - ELEGIBILIDADE: Restitui o direito de elegibilidade a todos funcionários do Poder Moderador, tais como os empregados na SIG, ARN, Protocoo Monárquico e Gazeta Imperial.

OG 04-12-00-2 - PESSOA JURÍDICA: Institui a pessoa jurídica em Reunião, delimitando critérios e princípios básicos em seu tratamento no direito reunião. Concede direitos especiais a órgãos especiais e dá outras providências