A SAGA

Uma Breve História (fictícia) do Povo Reunião

0 - Primórdios: Descoberta pelos Portugueses (1507), dominada pelos Franceses

Reunião é descoberta em 1507, por navegadores portugueses. Fica sob a égide do reino lusitano até 1642, quando a França ocupa a ilha, trazendo muitos escravos de Madagascar para cultivar baunilha e cana de açúcar. O porto de Le Port logo se torna um dos mais movimentados do Oceano Índico. Mas, devido a desatenção dos franceses, ao final do século XVIII começa a surgir um movimento grande de insatisfação popular.

1 - História Anterior à Independência (1797); Início da Fase Territorial (1798)

O atual Sacro Império de Reunião (ex-Território de Reunião, ex-Vice-Reino de Reunião) foi criado quando, da junção das Ilhas Maurício com as Ilhas Reunião, nasceu o Império de O País!. Isto aconteceu há 200 anos atrás, no dia 3 de Julho de 1797. Até então, Reunião era parte do Império Colonial Francês, o que prejudicava o comércio e a indústria reuniões. O povo reunião era massacrado e explorado pelas autoridades francesas, o que criou um enorme sentimento de insatisfação dentro da então colônia. Por situação similar passavam as Ilhas Maurício, que acabaram por conseguir a sua independência (1790), quando foi criada a Casa Imperial paisense de von Alles e o Império de O País. Sete anos mais tarde, Reunião, com a ajuda de O País!, conseguiu a sua liberdade do domínio francês e, em troca, juntou-se ao Império recém-formado. Nascia o Território de Reunião, em 1798.

2 - Período Ottah (1798-1813) e Criação do Vice-Reino (1814)

Até 1813, quem governava Reunião era Aikid Ottah (1720-1813), um Interventor Imperial, indicado pelo Imperador de O País!. Mas, com toda aquela tradição monárquica transferida, ao longo dos anos, pelos franceses, nosso povo acabou por conseguir, através de abaixo-assinado enviado à Casa de von Alles, o status de Vice-Reino. Assim, o Imperador Klovis Coso von Alles nomeou um Vice-Rei para 'mandato' vitalício, com poderes quase supremos. Escolheu, para tão complexa tarefa, o latinista Antônio Jubileu (1767-1833), que assumiu o recém-criado posto em pomposa cerimônia no Palácio Imperial de O País, em 1814.

3 - Período Jubiléio (1814-1833) - A Guerra Jubiléia (1832-1833)

A partir de 1818, o Governo Real de Reunião tomou uma postura mais independente em relação ao Império, o que causou a intervenção do Imperador de O País, e a execução do Vice-Rei Antônio Jubileu, por empalamento. Jubileu declarara, em 1832, a independência de Reunião. Em dezembro daquele ano, entrara em estado de guerra contra o Império de O País!. As tropas de Reunião, leais a Jubileu, lutaram até que seu último homem foi morto. Este triste episódio ficou conhecido mundialmente como A Guerra Jubiléia.

3 - Governo Von Battelion (1833-1836); O Sistema de Lucros Retidos

O Imperador então nomeou Vice-Rei o Marechal Von Battelion (1755-1844), para mandato temporário indefinido, até que a situação se acalmasse, o que ocorreu em Setembro de 1835. O último ato do Marechal como Vice-Rei Temporário foi o de criar o 'famigerado' Sistema de Lucros Retidos, no qual todo o lucro obtido pelo Vice-Reinado em todas as áreas da indústria, agricultura e comércio, seria retido e transferido para o Tesouro Imperial de O País. Em Janeiro de 1836, o Marechal é chamado de volta pelo Imperador.

4 - Governo Jutot (1836-1859); Status de Estado dentro da Comunidade Paisense

Este foi o ano de criação, pelo Vice-Rei Josaphá Jutot (1791-1859), da Guarda Real de Reunião, que teria a finalidade exclusiva de defender o Vice-Rei. O Sr. Jutot, assim como o atual Vice-Rei, tinha postura alinhadíssima com o Governo Central, sendo membro, inclusive, do Egrégio Conselho Imperial de Estado de O País!, uma das funções mais prestigiadas de todo o Império. Apesar disto, o Sr. Jutot conseguiu, junto ao Imperador Kirk von Alles (1777-1861), que Reunião assumisse o status de Vice-Reino, Estado dentro da Comunidade Paisense, que assegurava os direitos do Vice-Rei no sentido de deter o controle dos 3 Poderes Reais: executivo, legislativo e judiciário. A partir daí, o Vice-Rei passou a só dever explicações a Sua Majestade Imperial. Em 1857, Jutot cria a Agência Reuniana de Notícias, que funciona como órgão de comunicações oficial do Vice-Reino e, ao mesmo tempo, como Serviço de Inteligência.

5 - A Revolução Straussiana (1859-1901); Abolição do Direito Romano (1863)

Com a morte de Jutot, em 1859, o Imperador Kirk von Alles, já com 82 anos, nomeou o juiz alemão Fritz Strauss (1820-1901) para o cargo de Vice-Rei. Strauss promoveu, então, mudanças em todos os escudos oficiais do Vice-Reino. Strauss foi o primeiro Vice-Rei a, usando de suas atribuições constitucionais, nomear um Desembargador Real para cuidar do Poder Judiciário reunião. Muito influente junto ao novo Imperador, o então jovem Marcus von Alles (1850-1917), conseguiu (1863) que este abolisse do império o Direito Romano, e adotasse a common law, o Sistema do Precedente Normativo, no qual o único Direito Escrito seria a Constituição Imperial - sistema que figura até hoje nos limites de O País!. Strauss promoveu toda espécie de reformas, não só em Reunião, como em todo o Império - alguns dizem que era ele, e não o Imperador, a governar durante mais de 30 anos. Entre as principais realizações da dupla Strauss-Marcus von Alles estão:

- A Reabertura dos portos paisenses à antiga metrópole, a França;
- A Abolição do Sistema de Escravidão;
- A Criação de O Formulário;
- A Abertura de inúmeras companhias estatais, que cuidam, até hoje, de assuntos estratégicos e aqueles que não interessam à iniciativa privada;
- A Concessão de Alvarás Imperiais de Funcionamento a empresas transnacionais;
- A Volta do Sistema das Capitanias Hereditárias - somente em Reunião -, no qual os donatários, assim como os Governadores de Província no restante do Império, exercem o poder executivo;
- A Criação do Conselho Imperial da Educação, com plenos direitos de legislar, em todos os assuntos concernentes ao Sistema Imperial de Educação.

6 - Ascensão e Queda de Peh-tad-o, o Empreendedor (1901-1907)

Com a morte de Strauss, no início deste século, o Imperador nomeou seu concunhado, o Emir Akar Peh-tad-o (1877-1922), Vice-Rei. O Emir assumiu em Janeiro de 1901, e teve de enfrentar os movimentos Sindicais, o que fez com eficácia - conseguiu, junto ao Imperador, que estes fossem tornados ilegais. Acompanhando a tradição iniciada por seu antecessor, o Emir nomeou um Desembargador Imperial. Em dezembro de 1905, o Emir concede, através de Decreto Real, Alvará Imperial para a Comet Organizations Incorporated - atualmente um enorme conglomerado -, que para Reunion transferiu sua Sede Administrativa. Cria, em 1905, o Departamento Nacional de Turismo, com o intuito de aumentar o faturamento do Vice-Reino - sua maior meta. No final de 1907, o Emir resolve, por razões até hoje ignoradas, abdicar da Coroa Real.

7 - Um Príncipe Governa o Vice-Reino: Gestão Von Alles (1907-1917); Fim do Sistema de Lucros Retidos (1909)

O então Príncipe do Grão Atlântico, e posterior Imperador de O País! Valvek von Alles (1887-1918) é então nomeado para sucedê-lo. O primeiro ato de Valvek é a criação do Departamento Real da Agricultura, que passa a cuidar das crescentes safras de trigo, batatas, soja, bananas e café do Vice-Reino. Em 1909, ele consegue junto a seu pai, o Imperador, o fim do Sistema de Lucro Retido - a partir deste momento, Valvek passa a governar com total e irrestrito apoio do povo reunião (98% de aprovação popular).

8 - O Ano Maldito (1917); A Guerra dos Três Meses

Em viagem à Rússia, morre em acidente de trem o Imperador (1917). Com isto, o Egrégio Conselho Imperial de Estado chama o Príncipe Valvek von Alles de volta à Capital Imperial. Coroado às pressas (janeiro) , Valvek toma uma decisão da qual logo se arrependeria: transfere a Capital Imperial para Reunião, e destitui todos os membros do Conselho. O Chanceler deposto, Celso Martizes (1870-1917), coloca à prêmio a cabeça do Imperador, e cria uma Junta Provisória que passa a Governar Maurício, enquanto Valvek comanda Reunião. Em fevereiro, a Junta nomeia Martizes Imperador-Regente e julga Valvek à revelia, condenando-o à morte. Em março, Martizes é metralhado enquando despacha no Palácio Imperial. A Junta nomeia Francisco Dupõe (1864-1919) Imperador-Regente. No mês de Maio, Dupõe parte em viagem oficial a Madascar, e contrata, junto ao governo daquele país, um exército de terroristas e mercenários, e os envia secretamente para Reunião. Em Junho, é colocada uma bomba no Congresso de Alcaides Reuniões. Trinta Alcaides e um Donatário são mortos. Valvek anuncia, em Agosto, estar disposto a reunificar as ilhas, caso seja mantido como Imperador. Dupõe diz, em rede nacional de rádio: que o porco aguarde, pois verei sua carne assar. Em dezembro, Valvek sofre um atentado, e perde a visão no olho esquerdo. O Governo de Reunião declara, oficialmente, Guerra ao País de Dupõe, que se alia a Madagascar. No dia 31, o exército Aliado Madagascar-Maurício toma a Capital Imperial. Von Alles foge para Saint Joseph, de onde planeja comandar uma contra-ofensiva. A Agência Reuniana de Notícias, já sob o comando de Dupõe e da Junta Provisória, é encarregada de assassinar o Imperador. Após um ano como Imperador,Valvek é assassinado em treze de fevereiro do ano seguinte, FERIADO REAL DA LIBERTAÇÃO, comemorado anualmente em Reunião.

9 - Novos Tempos - Gestão Mosselin (1918-1932)

Dupõe se auto-proclama Chanceler, e a Junta Provisória se converte no Egrégio Conselho Imperial de Estado, que outorga de uma nova Constituição, coroando Kirk von Alles II (1886-1931) Imperador de O País!. Kirk II, com ficou conhecido, era primo de Valvek. Kirk II reinou mas não governou até a morte de Dupõe, em novembro de 1919. Em março de 1920, nomeia Jayr Mosselin (1863-1934), famoso milionário, Vice-Rei de Reunião. Mosselin cria, com a permissão do Imperador, o Feriado Real da Libertação, em homenagem ao Imperador Valvek. Com um jeito arrojado de ser, o Vice-Rei moderniza Reunião. Novas indústrias pipocam por toda parte, e é iniciada a extração de petróleo (marítimo) por toda a costa do vice-reinado. A Receita Real quadriplica em 3 anos. Mosselin passa, ao contrário de seus antecessores, a dar atenção aos projetos de lei de iniciativa do povo, e a muitos deles dá o seu CUMPRA-SE. Em 1922, é nomeado chanceler do Império, e passa a acumular os dois cargos. Em 1923, nomeia um Desembargador Real. Em 1926, reata relações diplomáticas com Madagascar, e visita oficialmente aquele país em dezembro do ano seguinte - um marco histórico na história de Reunião. Em 1929, recebe do Imperador o Título de Conde de Mont Blanc. Foi também Mosselin que construiu, em 1930, o Aeroporto Doméstico von Alles. No final daquele ano, vende seu conglomerado industrial, o Grupo Mosselin S/A, para a Comet Organizations Incorporated, e doa o dinheiro arrecadado ao Conselho Imperial da Educação. Em 1931, com a morte de Kirk II, é nomeado pelo Conselho de Estado Imperador-Regente. Em janeiro de 1932, seguindo as determinações da Sagrada Constituição, coroa Albert von Alles (1890-1962) Imperador de O País. Em fevereiro daquele mesmo ano, resolve, por motivos de saúde, renunciar à chancelaria e ao Vice-Reinado. Morre aos 71 anos, em seu castelo em Saint Benoit.

10 - Republicanos na Clandestinidade; - Governo Aristides Tatul (1932-1943)

Após a renúncia de Mosselin, Albert nomeia Aristides Lutfalla Amin Tatul (1892-1943), então membro do Egrégio Conselho Imperial de Estado - antigo aliado do já falecido Dupõe - Vice-Rei de reunião. Tentando mostrar-se útil, Tatul propõe (1935) uma lei que coloca todos os republicanos e aqueles que mantiverem contatos com aqueles na clandestinidade, e plausíveis de condenação à morte por Crime de Lesa-Majestade. Albert dá o seu Cumpra-se. A partir daí, mais de duas mil pessoas foram condenadas à morte e executadas. Em 1939, Tatul declara-se feliz com o surgimento de regimes fortes na Alemanha e na Itália. Com o início da segunda guerra mundial, Tatul sai da tradicional neutralidade reuniã para uma posição de simpatia ao Eixo Berlin-Roma-Tóquio. Mas em 1940, o Imperador quase tem seu Navio Imperial e sua Esquadra afundados por um submarino japonês, o que obriga Tatul a romper relações com o Eixo. Em 1941, o Imperador ordena que seja declarada Guerra ao Japão. Em fevereiro daquele ano, o Império está oficialmente em guerra contra as forças de Tojo - Efeito vinculante causado pelas alianças faz com que a Alemanha e a Itália declarem guerra ao Império. Em 42, Reunião envia trinta mil soldados para lutarem contra o Japão na Manchúria. No início de 1943, ao comer uma coxa de galinha, Tatul engasga, sufocando-se; morre três dias depois.

11 - Gestão Clarabela Null (1943-1969) - A Educação em Primeiro Lugar

Com a trágica morte de Tatul, dá-se um acontecimento histórico: o Imperador nomeia, para o cargo de Vice-Rei, uma mulher. Clarabela Null (1908-1977), economista formada em Oxford, é coroada Vice-Rainha de Reunião, em magnífica festa realizada na casa do Donatário de Le Port, uma das Capitanias Hereditárias da ilha. Nos 26 anos nos quais ficou no poder, Clarabela - ou a Dama de Chumbo, como ficou conhecida - construiu mais de duzentas escolas e duas universidades no territóro Reunião. Foi ela também a idealizadora do metrô que hoje liga todas as cidades do Vice-Reino. Entusiasta dos esportes, construi também o Estádio Francisco Dupõe, que é, até hoje, o maior estádio da África. Durante seu Governo, Clarabela conseguiu diminuir a taxa de analfabetismo de 33% para 1,2%, e praticamente eliminou a mortalidade infantil em Reunião. Com a morte do Imperador Albert em 1962, assume Czech von Alles (1911-1981), que, em sinal de respeito pela invejável popularidade de que gozava a Vice-Rainha, a manteve no cargo. Clarabela concedeu isenção de impostos para as duas maiores Organizações do Império, a Comet Organizations Incorporated e a The Unknown Organization, que, em troca, doaram vinte e sete hospitais ao Governo. Também ficou famosa pela perseguição aos comunistas e socialistas, que eram por ela considerados imundos - até o final de seu governo, foram executados mais de mil subversivos. A senhora Null deixou o cargo em Setembro de 1969, em cerimônia emocionante, ovacionada pelo povo. O Imperador, como recompensa, a nomeou Desembargadora Imperial, cargo que ocupou até o dia de sua morte.

12 - A Fase Democrática (1969-1977); Governos Eleitos

Com a saída da querida Vice-Rainha, o Imperador resolveu promover uma grande mudança no Sistema Político reunião. Declarou o fim do Governo Real, e estabeleceu um regime presidencialista, de eleições diretas, no qual o Presidente tinha mandato de 4 anos, sem direito a reeleição. Czech baixou então um decreto Imperial, criando o bipartidarismo em Reunião, que consistia do Partido Progressista Popular (de orientação valekista) e do Partido do Conservadorismo Exacerbado (de orientação dupõenista).

12.1 - O Governo Democrático de Paolo Tassinari (1969-1973)

O placar das primeiras eleições da história de Reunião foi apertado. O apresentador de TV Paolo Tassinari (1930-....) , concorrendo pelo PPP, ganhou por apenas sete mil votos do Donatário de Le Port, Blumenéu Coutinho (1911-1982), da sigla concorrente. Os quatro anos do Governo Tassinari foram de grande produtividade e aumento dos investimentos externos em nossa Ilha. O número de turistas que visitaram Reunião foi 80% maior que o dos quatro anos anteriores. Tassinari implantou também o Centro de Processamento de Dados de Reunião, hoje com mais de dois mil empregados.

12.2 - A Derrocada do Sistema Democrático - Gestão Mike Simpson (1973-1977)

Tassinari indicou, para a sua sucessão, o Alcaide do Distrito Real, Arthur Zicobaldovix Monsieur (1909-1975). Apesar da grande popularidade do apresentador, Monsieur, um sujeito carrancudo e mal-encarado, foi facilmente derrotado pelo candidato dupõenista, Mike Simpson (1940-1979) - famoso advogado norte-americano. Alcoólatra, Simpson sucateou os hospitais e os meios de transporte reuniões, se indispôs com os Donatários, irritou os Alcaides e ofendeu Sua Majestade Imperial, ao chamá-lo de burro como uma porteira de fazenda. O Imperador Czech, homem reservado, preferiu não tomar conhecimento oficial da ofensa. Com 89% de desaprovação popular, Simpson chegou ao final de seu mandato completamente desacreditado, e o povo pedia pela volta da Monarquia Real e do Vice-Reino, idéias que, a contragosto, Czech se viu obrigado a ressucitar, dando um fim à desastrada idéia democrática.

13 - A Volta da Monarquia (1977); A Volta de Tassinari (1977-1987)

Em concorrida festa, na qual o Imperador, visivelmente contrariado, coroou Paolo Tassinari Vice-Rei de Reunião, foi reestabelecida a Monarquia Real. Tassinari, o homem-sorriso, deu início à total informatização dos Setores Público e Privado reuniões, subsidiando fábricas daqueles equipamentos e legalizando o dumping (1982) na Indústria da Informática. Tassinari era o dono da Rede Estrela de Televisão (Hoje CO TV, depois que foi comprada pela Comet Organizations em 1991), e baixou um decreto-real no qual estabelecia que caberia ao governo real fornecer um aparelho de TV a cada família reuniã, em prol da informação e lazer de nosso povo. Outras realizações de Tassinari foram:

- A Criminalização do Consumo de Tabaco em território reunião (1980);
- A Instituição da pena de morte para casos de seqüestro (1980);
- A Instituição do Divórcio (1981);
- O Projeto Reunião, Ilha Maravilhosa, que reurbanizou cada metro do Vice-Reino (1982);
- A construção do Aeroporto Internacional Clarabela Null, com administração a cargo de O Aeroporto, empresa pública do Império (1982);
- A Reforma total do Aeroporto Doméstico von Alles (1984);
- A Construção do Museu Real, com dezenas de milhares de peças que contam a história da Ilha (1984);
- A Renomeação da Capitania de St. Denis para Straussia, em homenagem ao grande e saudoso Fritz Strauss;
- A Reativação dos portos de Saint-Denis, Le Port, Saint Pierre e Saint Benoit, agora totalmente informatizados e adequados ao transporte de passageiros em toda espécie de Transatlânticos (1987).

No início de 1987, Tassinari tem um enfarto, devido ao stress a ele causado por seus afazeres Reais. Com isto, encaminha sua carta de Abdicação ao Imperador Dreck von Alles (1950-....). Em 1991, vende todas as suas empresas para a transnacional Comet. Seu último ato é a nomeação do Almirante Yako McPhill, primo-irmão do ex-Desembargador Imperial Duardo McPhill para o cargo de Capitão-Donatário de Le Port.

14 - A Primeira Fase da Gestão Bourbon (1987-1991): Privatizações

Em março de 87, o Imperador Dreck von Alles resolve coroar Vice Rei de reunião seu amigo pessoal, e Chairman da Comet Organizations Incorporated, o Grão Duque de Le Port e Stráussia,Claudio Bourbon, que inicia prontamente um programa de privatização de todos os serviços do Vice-Reino. Amante da lei e da ordem, em 1990 Sua Alteza Real tornou passíveis de condenação a morte quaisquer crimes graves contra o ser humano.

15 - A Segunda Fase de Bourbon (1991-1997): Chancelaria

Em dezembro de 1991, Bourbon é nomeado Conselheiro Imperial, e dois meses depois, von Alles o nomeia Chanceler. Em 1992, usando de suas atribuições constitucionais, nomeia um Desembargador Real para exercer o Judiciário, e ordena que seja ensinado o Latim nas escolas reuniões. Em 1993, diminui a alíquota de importação de carros importados em 89%, fazendo várias empresas se interessem em importar toda espécie de automóveis. Em 1994, separa o Distrito Real da Capitania de Straussia, e baixa decreto real deixando a administração do D.R. a cargo do Vice-Rei. Gozando de prestígio junto ao Imperador, ajuda na formulação da Nova Constituição (1997). Em 1997, o Vice-Rei nomeou Duardo McPhill, o mesmo expulso em Setembro de 1998 por tentar uma revolução contra o Governo Imperial, também Desembargador Real, Capitão-Donatário de Straussia. Àquele momento, ninguém imaginava o que estava por vir.

16 - A Secessão (1997): Tratado de Propósitos Especiais

Agosto de 1997: Uma relação que era antes amistosa, se torna em gélida: O então Vice-Rei, Claudio Bourbon, demite, por improbidade administrativa, o Donatário de Le Port, Yako McPhill. Amigo de Mc Phill, von Alles anula, usando de suas atribuições constitucionais, a decisão do Vice-Rei. Revoltado, Bourbon declara que parece que von Alles perdeu a cabeça. O povo de Reunião não admitirá ser governado por um ser insano, e renuncia do cargo de Membro do Egrégio Conselho Imperial de O País!, alegando que o povo reunião não pagará mais as contas da Casa de von Alles e deste Império falido. Após algumas horas, von Alles vai à público: Se é a vontade dos Reuniões, se estão com este despeitado do Bourbon - que nem é um Bourbon de verdade - que se separem. Morrerão na praia!.
Todos sabiam que von Alles não esperava o que estava por vir: o povo de Reunião sai às ruas contra ele. Às 15 horas do dia 28 de Agosto de 1997 Claudio Bourbon se declara Imperador - sob o nome Cláudio I, pela Graça de Deus e Aclamação dos Povos, e chama von Alles para uma teleconferência. Diretamente do Distrito Imperial paisense, von Alles concorda em dar independência, sem litígio, para Reunião. Os dois Imperadores entam assinam, às 21 horas, o Tratado de Propósitos Especiais (TPE), que liberta Reunião da tirania paisense.

 

© Sacro Império de Reunião - Holy Empire of Réunion