"O Sistema Partidário vigente em Reunião, desde Junho de 1998, tem sido o pluripartidarismo político. O partido político é um organismo situado entre o indivíduo e o Estado; sua existência tem sido devida às imposições decorrentes do sistema representativo. Trata-se de uma organização de pessoas reunidas em torno de um mesmo programa político com a finalidade de assumir o poder ou mantê-lo. "

O Império já adotou o sistema Unipartidarista (até Outubro de 1997) e o sistema Bipartidarista (até Junho de 1998). Mas com o Decreto Imperial 0049-1998 foi instituída a ordem pluripartidarista, onde, caso certas condições sejam preenchidas, partidos políticos podem ser fundados, de maneira dinâmica e democrática. No momento, 06 partidos contam com registro definitivo: Partido Imperial pela Glória da Dinastia (PIGD), Pacto Socialista (PACSO), Micronacional-Socialismo (MICROSOC), Aliança Reedificadora Nacional (ARENA), Partido Social Democrata (PSD) e União Democrática Humanista (UNIDA). Atualmente PIGD, mais à direita, e a Unida, formam um bloco, a União Democrática. O Pacso, o PSD (social-democratas) e o MicroSoc (marxista) formam a Esquerda Democrática.

Aliança Reedificadora Nacional Micronacional-
Socialismo

Pacto Socialista

Partido Imperial pela Glória da Dinastia

Partido Social Democrata

Atualmente, a balança partidária em ambas as Casas Legislativas, o Conselho Imperial de Estado (formado de 12 Conselheiros Imperiais Vitalícios, com sede em Compton Hall) e a Assembléia Popular de Qualícatos (composta de representantes eleitos diretamente pelo povo, sediada no Palácio dos Democráticos), está bastante equilibrada, com cerca de metade das cadeiras de ambas nas mãos de cada facção. As últimas eleições para qualícato ocorreram no início de outubro de 2003. O mandato dos qualícatos é de aproximadamente seis meses.

 

© Sacro Império de Reunião - Holy Empire of Réunion