Cultura

do Alemão kultur

s. f.,

- desenvolvimento intelectual, saber;
- utilização industrial de certos produtos naturais;
-estudo, elegância;
- esmero;
- conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade;
- civilização.

Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa Online, Priberam.

A idéia e a existência de uma cultura singular é um dos elementos essenciais para a caracterização de uma nação. Este é fator preponderante para que o Sacro Império de Reunião se orgulhe e relembre sempre seus ícones nacionais, valores e história. Como enfatiza Darcy Azambuja, em sua Teoria Geral do Estado.

Nação é um grupo de indivíduos que se sentem unidos pela origem comum, pelo interesses comuns e, principalmente, por ideais e aspirações comuns. Povo é uma entidade jurídica; nação é uma entidade moral no sentido rigoroso da palavra. Nação é muita coisa mais que o povo, é uma comunidade de consciências, unidas por um sentimento complexo, indefinido e poderosíssimo: o patriotismo. (...) A identidade de história e de tradição, o passado comum, é condição indispensável à formação nacional. A permanência no mesmo meio físico, lutas e sofrimentos, trabalhos e vitórias comuns é que vão plasmando a nação, pela comunhão de sentimentos e de interesses econômicos e espirituais. [1]

Sendo o micronacionalismo um fenômeno de emulação política temos que entender que, no princípio da construção da grande maioria das micronações lusófonas (que tem português como língua de comunicação oficial) elementos de cultura referencial – ou seja, que foram incorporados com base em alguma referência externa. A título de exemplo, em nossa micronação, adotamos como um de nosso símbolos nacionais  o pássaro Dodô (Raphus Calcullatus), considerado um dos primeiros animais a se tornarem efetivamente extintos, habitava exatamente nosso território referencial: as ilhas de Reunião e Maurício.

Todavia, a cultura do nosso país não se resume aos elementos “roubados” do mundo extramicronacional. Somente pequena parte da cultura de nosso país é baseada em elementos referenciais. Estes, foram predominantes somente na gênese de Reunião. Posteriormente, foi consolidada uma cultura genuína, resultado da própria interação de pessoas (interação social) – que é usualmente chamada de “réunian way of life” (ou “estilo de vida reunião”). O fenômeno conhecido como “espontaneidade da cidadania” transformou Reunião em habitat de pessoas com referenciais culturais comuns, ainda que prevaleça a pluralidade de idéias, ideologias e visões de mundo; o país formou, em sua primeira década de existência, um grupo de “cidadãos” (membros) que acabaram por produzir a identidade nacional, aproveitando-se de elementos referenciais, como o já citado pássaro, ou mesmo as plantações de baunilha straussianas, o vulcão de Fournaise, ou o absinto produzido em St. Denis.

Se tomarmos cultura como o “conjunto dos traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças”, [2] podemos observar a pujante cultura reuniã que hoje vemos. A cultura de Reunião está presente em nossos símbolos, em nosso tipo de governo, em nosso jeito de entendermos o micronacionalismo, em nossos jornais, em nossos concursos de poesia e em nossa diplomacia, dentre outros inúmeros elementos.

É impossível descrever em palavras toda a dimensão da cultura reuniã. Somente tendo a possibilidade de conviver na sociedade do Sacro Império é possível conhecer seus nuances. Por isso, junte-se a nós e faça turismo em reunião ou, ainda, torne-se um cidadão, com todos os direitos e privilégios que a cidadania garante.

[1] AZAMBUJA, Darcy. Teoria Geral do Estado. 44ª Edição. São Paulo: Editora Globo, 2005. p. 19; p. 22.

[2] UNESCO. Declaração Universal sobre Diversidade Cultural. Preâmbulo. 2002. Disponível em: www.unesco.org.br/publicacoes/copy_of_pdf/decunivdiversidadecultural.doc

 

© Sacro Império de Reunião - Holy Empire of Réunion