O Conselho Imperial é Presidido por um Presidente eleito por seus pares, que, junto com o Primeiro Secretário, comanda os trabalhos do Egrégio, monta e organiza as pautas, concede e cassa a palavra, e organiza os "ballots" (cédulas de votação) e os "polls"(enquetes), assim como apresenta os resultados de cada Sessão Legislativa a S.A.I. o Lorde Protetor, que, por sua vez, após reunir-se com o Soberano, emite o parecer do Poder Moderador, vetando ou sancionando os resultados da Sessão.
Além de conviver com o Representante Eclesiástico da Igreja, os Conselheiros convivem também no plenário com o Líder do Poder Moderador e com o Líder do Poder Executivo, cada um deles com a função de defender os projectos e pareceres de seus respectivos chefes, respectivamente, o Lorde Protetor e o Premier.
Os Presidentes do Egrégio são considerados verdadeiros "chefe de poder". Alguns consideram a função de Presidente do Egrégio como sendo a "eminência parda" do Império. Ninguém quer confusão com a Câmara Alta! |