"O Sacro Império é bastante complexo: 130 membros, relações diplomáticas com outras nações, eleições, e moeda própria. E Cláudio é um imperador como manda o figurino. Ele se veste a caráter e desfila no site com sua consorte Roberta Bourbon (...)."

Jornal "O Estado de São Paulo", Brasil

O fenômeno do micronacionalismo tornou-se tão popular que rapidamente atraiu a atenção da mídia externa (ou "macronacional"), vindo a se destacar em jornais, revistas, programas de rádio e de TV, portais e até documentários, em um misto de espanto, curiosidade e fascinação. Quanto mais atraente e célebre, mais relevo é dado à micronação nos meios de comunicação.

É por isso que o Sacro Império de Reunião, junto de "referências essenciais" do mundo micronacional, é uma das micronações mais citadas e divulgadas pela imprensa não-micronacional (pela propriamente micronacional então, nem se fala!). Certamente, com enorme vantagem, Reunião é a mais reportada dentre as de língua portuguesa (lusófonas). São dúzias e dúzidas de comentários, entrevistas e reportagens espalhadas em veículos de DEZENAS de países.

Só na imprensa brasileira, Reunião já foi matéria de realce na Folha de São Paulo, no Estado de São Paulo (DUAS vezes!), na Revista Veja, no Diário de Pernambuco (também duas!), na Zero Hora de Porto Alegre, no jornal O Dia, no Correio Popular paulista (duas!!), no jornal A Tarde baiano, no Jornal do Commercio carioca etc etc, e também em inúmeros portais e revistas online, como o Webguide e o Sucesso Online, além de menções honrosas, com direito a link e tudo, no Jornal Hoje e no Programa do Jô Soares, ambos da TV Globo, bem como no jornal matutino da TV Cultura.

Fora do Brasil, Reunião teve o privilégio de ser evidenciada em imprensa consagrada, como The New York Times (EUA), La Repubblica (Itália), La Liberatiòn (França), BBC de Londres (Reino Unido) - inclusive com direito à entrevista de Sua Majestade e assinalando em Reunião o "exemplo mundial do crescimento do chamado movimento micronacional" -, Revista Visão (Portugal), Ta Nea (Grécia), Le Monde (França), Isurf (Argentina), La Revista (México), Teknonet (Chipre), Aussichten (Alemanha), Protel News (Bélgica), Honka (Finlândia), Noname (Polônia), Asian Times (Taiwan) e muitos outros veículos.

Até na ilha homônima do Oceano Índico, que inspirou nosso nome oficial, Reunião colheu a consideração e o destaque pela imprensa local, sendo objeto de vistosas reportagens pelos principais periódicos: Journal d´Ille e Le Quotidien, comprovando novamente que a receptividade do povo insular reunião é, em geral, de aprovação e carinho.

Se você representa algum órgão de imprensa extramicronacional, ou simplesmente trabalha em um deles, e tem o interesse em noticiar ou fazer reportagem sobre o Sacro Império de Reunião e/ou o micronacionalismo, não hesite em contatar diretamente Sua Sacra Majestade Imperial, Cláudio de Castro, que ele falará prestativamente sobre quaisquer temas relacionados com a micronação e o movimento micronacional como um todo.

 

© Sacro Império de Reunião - Holy Empire of Réunion